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A
pedido de Exame.com, seis franqueados considerados promissores por suas redes
deram dicas e conselhos para quem deseja entrar nesse mercado. Não se acomodar,
investir na divulgação local da marca e entender a metodologia da franquia
foram algumas das estratégias seguidas por eles. Confira o que cada um deles
ressaltou como indispensável na hora de gerir uma franquia.
1) Seja persistente
Não
desistir diante das dificuldades foi primordial para o sucesso das 14 lojas que
Fernando Carbonell tem da marca de cosméticos O Boticário. “Não se pode perder
o foco mesmo quando existir dificuldade. Tem que resistir à tentação de voltar
para o mercado de trabalho, insistindo e acreditando sempre”, avalia o
empresário.
2) Vá além das orientações
Com
15 lojas em funcionamento em 3 estados nordestinos e previsão de inaugurar mais
20 unidades da SOS Profissional até o ano que vem, Pedro Alves Pereira da Rocha
Junior apostou na inovação. “Como estávamos longe da franqueadora, cuja sede
fica no Sudeste, começamos a caminhar com as próprias pernas e desenvolvemos
ações e metodologias próprias de administração que nos proporcionou um
desenvolvimento maior", conta.
A
dica do franqueado da escola de idiomas CCAA José Lyra para quem pretende
investir em franquias é entender bem a proposta da franquia. “É essencial saber
o que a empresa pretende entregar a seus clientes, as estratégias e conjunto de
ações utilizadas", ressalta.
Ele
conta que sempre procurou seguir a proposta da franqueadora em suas duas
unidades no Rio de Janeiro, abertas em 2002. “A CCAA é focada no resultado
alcançado pelo aluno ao final do curso. Dando atenção a isso, temos vários
alunos que se tornaram instrutores de ensino e que, ao concluir o curso, são
contratados como professores", exemplifica.
Segundo
explica, a escolha por não abrir mais unidades da escola deve-se a uma
estratégia administrativa. “Em uma cidade grande, como o Rio de Janeiro, cada
bairro tem suas peculiaridades e preferi focar nas duas áreas de influência onde
me instalei inicialmente.”
Dono
da ideia de oferecer um workshop de preparação para o processo seletivo da
Disney, que contrata universitários para trabalhar nos parques temáticos
durante as férias escolares, Lyra ressalta o sucesso. “Todos os anos, enviamos
alunos e ex-alunos para participar desse programa.”
4) Elabore bem seu plano de negócios
O
franqueado da Cacau Show Cleber Bairari, há oito anos na rede, destaca o plano
de negócios como essencial ao empreendedor que está começando. “O pilar primordial
seria a questão financeira, que deve ser planejada dentro do plano de
negócios”, sugere.
Para
o empresário, todo início de negócio exige um grande investimento e é
importante que o empreendedor tenha capacidade financeira. “Quando entramos na
Cacau Show, existia um forte preceito para que tivéssemos capital disponível e
não precisássemos captar em nenhuma instituição financeira”, explica.
Bairari
acredita que, além do cuidado com as ações de marketing e lançamentos, é
necessário investir em bom atendimento. “Temos atendentes sempre disponíveis
para ouvir ideias que os clientes sugiram. O bom atendimento é o que cativa o
cliente e o faz retornar à loja”, diz.
5) Divulgue a marca
Logo
que abriu sua primeira unidade da L’acqua di Fiori, em Francisco Beltrão, no
Paraná, Adriana Dalponte investiu na divulgação da marca pela cidade. “Colocava
uma placa na porta da loja com a frase “volto logo” e saía para vender de porta
em porta, utilizando até um auto-falante”, lembra. O sucesso fez com que a
empresária abrisse a segunda loja em Cascavel, no mesmo estado.
A
aposta de levar produtos até os clientes e a divulgação visual da marca foram
as apostas da empresária. “Hoje contamos com três veículos personalizados
e isso também nos trouxe o aumento de clientes e de revendedoras na
região, fortalecendo cada vez mais a marca”, ressalta Adriana.
Ela
acredita que o sucesso se deve mais ao trabalho em equipe do que a uma visão de
futuro. “É resultado de equipes que trabalham felizes, amam o que fazem e se
sente parte do negócio”, afirma a empreendedora que participa pessoalmente dos
treinamentos de funcionários e aceita sugestões dos colaboradores "sempre
que há algo a dizer.”
6) Respeite as características da sua região
Após
10 anos como funcionário do grupo Spoleto, Fabiano Lot decidiu abrir sua
primeira unidade da franquia em 2009. Hoje já são oito lojas em funcionamento e
duas a serem inauguradas até o próximo ano.
Com
a diversidade de localidades, o empresário investiu em campanhas isoladas, de
acordo com as peculiaridades de cada região. “Em um shopping mais popular,
ataco com promoções voltadas a preços, fazendo combos para atrair clientes. Nas
lojas que atendem os públicos A e B, foco em produtos diferenciados apesar dos
preços mais altos”. Como destaca, o padrão de atendimento da marca é seguido,
mas o trabalho ocorre de forma diferente em cada loja.
Para
o empresário, o importante é ter atenção ao que está em volta de cada loja. “Faço
parceria com concessionárias, escolas e agências bancárias que tem na região,
oferecendo pacotes fechados para os funcionários”, explica.
7) Participe ativamente do negócio
O
casal Ricardo Moura Gois e Mônica Carla Gois nunca trabalhou tanto desde que
adquiriu uma franquia. “Mesmo com uma franquia conceituada não se pode dar ao
luxo de abandonar o balcão”, afirma o dono de sete lojas da Água de Cheiro.
Gois
acredita que o grande erro de novos franqueados é acreditar que as coisas
acontecem sozinhas. “Hoje, mesmo depois de 20 anos como franqueado da Água de
Cheiro, permaneço tocando de perto cada uma das unidades", conta.
O
empresário diz que divulgação regional da marca é um impulso para mais vendas.
“Nossas lojas são todas em Aracajú, cidade com 500 mil habitantes e temos a
meta de chegar a uma loja para cada 7 mil habitantes”, projeta. Ele conta,
ainda, que a visibilidade da marca faz com que surjam muitos convites para
abrir novas lojas na cidade.
Fonte: Revista Exame
Fonte: Revista Exame
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