Dá
pra crescer não apenas com a abertura de novas unidades, mas também com a
ampliação dos produtos e serviços oferecidos
Foto: Divulgação
Marietta:
crescimento em várias frentes
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São
Paulo - Lançada em
1982, a marca brasiliense Marietta Sanduíches e Saladas nasceu com a intenção
de servir pratos leves, sucos naturais, tudo bastante prático e rápido. Doze
anos após a primeira loja, a vontade de expandir falou mais rápido. Por isso, a
marca resolviu criar o Marietta Café e Restaurante, conforme conta um dos
sócios da empresa Rafael Costacurta.
A
intenção de ampliar a participação no mercado fez da nova marca uma extensão da
primeira. O cardápio, semelhante ao da lanchonete, também conta com opções de
sanduíches quentes, massas, risotos e buffet de almoço. Longe de estar
satisfeito, Costacurta diz que, para crescer ainda mais, o grupo Marietta
lançou, em 2000, a hamburgueria Marvin.
Além
de expandir a marca, a rede abriu a possibilidade de franquear a lanchonete
Marietta em 1997, e já tem unidades em Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador,
Ribeirão Preto e Cuiabá. Além de novas lojas, o grupo traça outras estratégias
para este ano. “Também devemos criar uma marca nova aqui em Brasília”, destaca
Rafael sem revelar detalhes da novidade.
É hora de crescer
Ao
longo de 30 anos no mercado, o Marietta condensou as principais formas de
expansão de uma empresa. Segundo especialistas, ampliação dos produtos
oferecidos – no caso do grupo, isso ocorreu com o lançamento de outras marcas
– e atuação como franquia estão entre as possibilidades para
ganhar mais mercado.
De
acordo com o especialista em compra e venda de empresas da Sunbelt Business
Broker, Batista Gigliotti, uma marca deve buscar ampliação ao perceber que já
esgotou suas possibilidades no mercado em que atua. “Procurar novos horizontes
é sempre importante, mas não se pode esquecer que isso exige uma melhor
capacidade gerencial", alerta Gigliotti.
Para
a professora do núcleo de empreendedorismo da ESPM Rose Mary Lopes, não há um
formato mais adequado para crescer. “Depende do que o empreendedor percebe do
mercado. Tem que conhecer bem a clientela, a distribuição e os concorrentes
para entender as brechas e saber a melhor forma de atuar", explica.
Confira três formas de ampliar a participação de sua empresa no mercado:
1) Vire franquia
Gigliotti
lembra que o franchising teve início na década de 30, após a crise de 1929,
como uma forma de conseguir levar negócios a regiões ainda inexploradas.
Segundo o consultor, essa é uma forma eficiente de ganhar mais mercado. No
entanto, para apostar neste formato é preciso estar consciente da necessidade
de criar novas estratégias. “Tem que entender que, a partir do momento que tem
uma franquia, passa-se a ter um novo cliente, o franqueado”, ressalta o
especialista.
2) Compre unidades prontas
Segundo
a professora da ESPM, ampliar geograficamente a atuação da empresa também é uma
opção de expandir os negócios. Essa é uma forma prática por já se saber o que
esperar do ponto comercial. “Já tem clientes estabelecidos assim como é
possível saber histórico do local”, acrescenta Gigliotti.
Apesar
das facilidades, esse modelo exige ainda mais cuidados. "Essa pode
ser uma forma mais rápida, no entanto, vai exigir uma avaliação de quanto será
necessário modificar física e estruturalmente e na equipe”, ressalta Rose Mary
Lopes. "Não é apenas uma questão de converter a bandeira, mas de criar uma
sintonia do local e dos funcionários com a cultura da sua empresa", avalia
Gigliotti.
3) Amplie seu portfólio
O
executivo da Sunbelt lembra que inovar é sempre uma possibilidade para se
destacar. “Criar novos produtos e diversificar a linha de serviços é sempre
interessante”. Apostar nessa forma de expansão exige que o empresário já tenha
dentro da empresa essa filosofia, com grupos dedicados a estudar as novidades
do mercado.
Uma
boa forma de estar mais presente na vida dos clientes é, na opinião da
professora de empreendedorismo, verificar o ciclo de atividade dos
consumidores. “Pode-se ver o que ele precisa antes ou depois do serviço
prestado inicialmente e passar a oferecer essas facilidades a eles”, diz Rose.
Fonte: Revista Exame
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