Criar
um bom nome para uma empresa e se fixar na memória dos clientes deixou de ser
uma tarefa fácil.
Foto: SXC
Pensando
neste desafio, conversamos com o redator publicitário e professor da
Universidade Católica Dom Bosco , Ado Biagi, que nos trouxe oito dicas importantes
para quem quer começar sua empresa com um grande diferencial:
1) Ler.
Obviamente
a primeira dica que posso dar a todo redator é que sem o gosto pela leitura a
bagagem literária diminui e, portanto a associação ou jogo de palavras que se
pode fazer também cai drasticamente.
2) Conheça o produto e estude o produto do
seu cliente a fundo.
Conheça
os detalhes, o método de fabricação, cada passo necessário desde a empresa até
a chegada nas mãos do consumidor. O nome disso é briefing. Não existe trabalho
ruim, existe trabalho mal “brifado”.
3) Mantenha-se simples.
Nomes
complexos ou exagerados tendem a tirar o foco da empresa. O nome deve ser
simples para ser memorável.
4) Cada caso é um caso.
Se
sua empresa vende perfumes, certamente nomes estrangeiros serão bem aceitos,
mas se vende materiais de construção procure manter a simplicidade. Você pode
ainda pesquisar palavras em línguas estrangeiras ligadas as características do
produto, utilizando prefixos gregos ou latinos. Como disse, cada caso é um
caso.
5) Evite combinações ou utilizar o nome de
parentes e/ou da família.
Certamente
já passou pela cabeça do seu cliente fazer isso. Mas utilizar um nome ou
sobrenome depende muito do mesmo.
6) Defenda.
Não
basta apenas enviar uma lista de nomes. É necessário que o cliente saiba de
onde você os tirou e porque fazem parte daquela lista. Portanto, defenda e
argumente todos os nomes em que você trabalhou.
7) Antes de enviar uma relação de nomes
para seu cliente, pesquise a existência de empresas do mesmo ramo.
Procure
um órgão de marcas e patentes e pesquise se já existe alguma empresa com os
nomes que produziu. Isso pode evitar problemas futuros, como seu cliente amar
um nome e ter uma empresa na mesma cidade que já o possui.
8) Registre.
Após
a aprovação a primeira providência é registrar o nome escolhido. Não é caro e
pode fazer a diferença no futuro para que depois de anos consolidando seu nome
você não precise mudá-lo porque alguém registrou primeiro.
Case
Frederico
Ribamar, publicitário e diretor da agência Latina Novo Engenho, destaca que
identificar o seu público é um dos pontos principais para criar um bom nome.
“Tivemos que criar um nome pra um bar de Campo Grande que trabalharia com públicos
diferentes, com variedade de bebidas para os jovens e pratos refinados para os
mais velhos. Optamos por “Pluebos”, pois acreditamos que este nome envolve todo
o nosso público”
O
publicitário também defende que por um bom tempo usar sobrenome na empresa deu
muito sorte, como a Casa José Abraão em Campo Grande. “Como tudo está
globalizado, um bom nome e a necessidade de se contratar uma agência para fazer
este trabalho é evidente” conclui Frederico.
Fonte: Estação Sebrae Online
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