segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como fazer marketing de guerrilha


Invente truques e conheça seu ambiente para criar peças de comunicação que não exigem tanto dinheiro.
Pequenos e médios empresários, principalmente os industriais, têm cada vez mais dificuldades para divulgar seus produtos. A verba, antes destinada à comunicação/propaganda, está ficando toda nas mãos dos mercadistas.  De alguns anos para cá, os compradores de supermercados e das grandes redes varejistas estão exigindo dos pobres industriais contrapartidas cada vez mais draconianas. São os pagamentos para pontos de gôndola, amostras, enxovais, encartes, demonstradores, promotores de vendas e até verbas para treinamento. Tal concentração de verba nas mãos de poucos dilui o poder de comunicação das marcas e acaba por favorecer apenas ao anunciante varejista.  Está cada vez mais difícil criar e desenvolver novas marcas de produtos, pois comunicação exige dinheiro e este está sendo retido no meio do caminho. Então, como um pequeno industrial ou comerciante pode divulgar aquilo que faz e vende?
A receita é partir para a “comunicação de guerrilha” e inventar alguns truques. Vamos estudar alguns.
Na minha cidade, Curitiba, há um fabricante de casinhas de crianças, dessas que são colocadas em jardins e quintais. Esse industrial, quando percebe que a carteira de pedidos está ficando baixa, leva na carroceria de um pequeno caminhão um modelo destas casinhas - bem visível o número de telefone para pedidos, estaciona o veículo por alguns dias em uma rua de grande movimento. Deixa-o lá, com a casinha em cima e vai embora. As pessoas que passam e se interessam anotam o telefone e fazem os seus pedidos. Ao se dar por satisfeito, retira o caminhão e só volta quando a carteira de pedidos baixar de novo.
Há também aquela fábrica de escadas profissionais que coloca em plástico vermelho, bem visível no rodapé das escadas, seu nome e telefone. Ora, as escadas são carregadas nos tetos de carros e camionetes que são obrigadas a colocar um aviso em vermelho para indicar o perigo de aproximação no trânsito. É uma espécie de mantenha distância promocional.
Por isso, fique atento aos espaços que você tem à disposição e não percebe. Por exemplo, as paredes cegas e os espaços para colocação de placas em terrenos baldios bem situados em seu bairro ou cidade. Muitos de propriedades de parentes ou de amigos. Você poderá instalar uma placa e anunciar quase de graça as suas ofertas. Muitas empresas estão estabelecidas em ruas de grande movimento e não sabem tirar proveito. Sequer percebem que só o valor do ponto promocional paga o valor do aluguel da loja. Um amigo estava em dúvida se alugava um ponto para a instalação de uma nova loja em uma rua movimentada da sua cidade. Fiz ver a ele que se fosse alugar o ponto para a colocação de uma placa de propaganda, este valeria três vezes o aluguel da loja e, se não vendesse nada ali, ainda estaria ganhando, só com o espaço promocional.
Rádios adoram fazer promoções e distribuir brindes aos seus ouvintes. Descubra o que a sua empresa tem a oferecer a fim de realizar promoções conjuntas. Em muitos casos uma parte da veiculação é paga e o reforço da mídia sai por conta dos seus brindes e presentes, o que é altamente vantajoso para o anunciante. Quase todas as rádios têm os seus comunicadores com programas próprios, eles dão mais credibilidade às mensagens comerciais. Merchandising nesses horários, em forma de citações e distribuição de brindes é altamente eficiente. Fique amigo do pessoal das rádios: proprietários, pessoal do comercial e dos apresentadores, sempre haverá uma boa ocasião para trabalharem juntos.
Cresce o número de empresas que usam blogs e fazem uso das redes sociais, não fique por fora dessa tendência. Aprenda a criar e a administrar a presença da sua empresa na web. Conforme o assunto - produtos ou serviços - faça textos explicativos e técnicos para ajudar seus clientes a tomarem decisões. Grave comentários, seus ou de autoridades da área, ensine sempre e inclua links técnicos de empresas parceiras. Lembre-se: a presença nas redes sociais deve ser elegante, sem malhos de venda ou propostas agressivas. Os textos devem ser curtos, muita imagem e explicação. Aos poucos, vá montando uma lista de pessoas que possam receber suas mensagens e ofertas. Para não caracterizar o chamado “spam- mensagem não autorizada a ser recebida”, recolha os nomes em cartões ou fichas e informe que é para mantê-los informados sobre notícias da sua empresa, produtos e serviços. Como as redes sociais são novas ferramentas de comunicação, procure participar dos cursos sobre o assunto e nunca pare de estudar o que os outros estão fazendo. Este setor muda todos os dias e, se possível, contrate um jovem - geração y - para te ajudar, ela sabe usar a web, você conhece a estratégia dos negócios.

Fonte: Endeavor MAG, 04/02/2013.
http://www.endeavor.org.br/endeavor_mag/marketing-vendas/marketing-de-guerrilha/como-divulgar-produtos-de-forma-guerrilheira

Nenhum comentário:

Postar um comentário