O senso comum traduz geralmente uma percepção correta da realidade. Mas nem sempre. Muitas vezes a realidade é contra intuitiva. Por exemplo, o senso comum aponta corretamente o fato de que pessoas ainda jovens são os grandes protagonistas da revolução digital. Casos emblemáticos ilustrados por Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckemberg e Michael Dell. Todos esses foram capazes de desenvolver inovações de ruptura de impacto global ainda na faixa entre 20 e 30 anos.
Baseados nessa premissa, o senso comum imagina que empreendedorismo é igualmente protagonizado pelos indivíduos jovens. Entretanto, nos EUA a realidade é outra.
De acordo com pesquisas da Kauffman Foundation, entidade norte-americana que realiza estudos com foco em empreendedorismo, das novas empresas criadas nos EUA em 2011, 21% foi fundada por empreendedores com idades entre 55 e 64 anos. Além disso, os empreendedores na faixa entre 45 e 54 anos fundaram 28% das novas empresas. Isso quer dizer que as pessoas entre 45 e 64 anos foram responsáveis por 49% das empresas iniciantes, bem acima dos 29% da faixa dos 20 aos 34 anos.
Mas tem mais, high tech não é apenas território exclusivo para jovens empreendedores, conforme sustenta Dane Stangler, diretor de análise e políticas da Kauffman Foundation: “Estamos vendo muitos empreendedores em campos como a tecnologia e engenharia, que estão lançando empresas de peso”… “Eles criaram empresas quando estavam na faixa dos 30 e dos 40 anos e estão fazendo isso de novo.”
O maior protagonismo dos empreendedores de cabelos brancos parece ser uma tendência em aceleração. Um bom indicador é dado pelo fato de que a faixa entre 45 e 54, responsável pela criação de 21% das novas empresas em 2011, foi responsável por 14% das novas empresas em 2007, também de acordo com as pesquisas da Kauffman Foundation.
E você de cabelos brancos – ou carecas como eu! – está nos seus planos uma vida de empreendedor depois dos 45 ou você pensa mesmo é em “sombra, água fresca e botina larga”?
Fonte: Época Negócios, 13/02/2013.
http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/foradacaixa/2013/02/19/empreendedorismo-de-cabelos-brancos/
http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/foradacaixa/2013/02/19/empreendedorismo-de-cabelos-brancos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário