quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como tirar boas ideias das mídias sociais


Conteúdo interessante e engajamento é o que separa os excelentes profissionais dos marketeiros sem qualidade e as marcas inovadoras das que ainda usam os métodos tradicionais e ultrapassados.

Basta prestar atenção: muitas boas ideias circulam pelas mídias sociais.
Basta prestar atenção: muitas boas ideias circulam pelas mídias sociais.
Pode ser difícil encontrar inspiração para bons conteúdos. Por isso, as mídias sociais têm sido de grande ajuda para saber sobre o que escrever, justamente acompanhando a tendência do que é mais falado na Internet. Aqui vão algumas dicas para tirar boas ideias das mídias sociais.

1. Acompanhe as conversas mais populares e as tendências

No Twitter, você pode encontrar ideias nos Trending Topics. É possível relacionar o assunto mais discutido com o seu ramo de trabalho e marcar as palavras-chave para garantir os compartilhamentos.
Quando falamos de Facebook, o diálogo se dá através das curtições. Curta páginas similares à sua, acompanhe os feeds com atenção ecompartilhe com comentários próprios. O mesmo pode ser feito no LinkedIn.

2. Leia os comentários

Monitore constantemente a seção de comentários nas plataformas de mídias sociais. Eles estão cheios de informações que podem ajudar a encontrar o que os consumidores estão querendo no momento.
Por exemplo, se os consumidores estão reclamando, você pode escrever uma postagem sobre como a companhia está resolvendo o problema. Seja engajado, especialmente no que se refere aos comentários.

3. Sinta os interesses dos clientes

Ainda na área de comentários das mídias sociais, preste atenção nosinteresses dos consumidores. Determine o que eles discutem, e isso pode prover insights para sua companhia.
Você também pode passear por alguns profiles pessoais dos clientes no Facebook para saber o que ele “curte”, visitar sua página no Twitter para saber quem acompanha e sua conta no Youtube para verificar em que canais está inscrito. As mídias sociais são abertas, e não há problema em fazer isso.
A principal regra é que o conteúdo não deve ficar focado somente na empresa, mas também nos interesses dos consumidores.

4. Faça concursos

Às vezes, quando estamos sem muito conteúdo, mesmo com a ajuda da mídia social, temos que recorrer a este tipo de ação. O bom é que estas ações deixam o seguidor engajado e podem resultar em sucessotambém.
Um concurso de fotos, por exemplo, te dará conteúdo para um bom tempo, além de servir para praticamente todas as plataformas das mídias sociais. O mesmo serve para concursos de textos ou vídeos, por exemplo.
Estes concursos gerarão conteúdo de duas fontes: os clientes, que enviarão seu material, e a companhia, que fará comentários sobre o que foi enviado. Este é o tipo de engajamento que torna a relação com os consumidores ainda mais positiva.

Fonte: Jornal do Empreendedor, 04/10/2012.

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