Lembrar o real objetivo das reuniões e manter o foco influenciam os resultados mais do que você imagina.
No caso da Exection, uma empresa de serviços, precisamos constantemente transformar o intangível em tangível. Mas como fazemos isso? Alguns dizem até que somos artesãos do século 21, porque literalmente tecemos resultados para as organizações. A cada interação com o nosso cliente, necessitamos entender diferentes variáveis ao mesmo tempo, o que chamamos de análise de ambiente.
Essa análise tem um elevado grau de complexidade até que, ao realizá-la com frequência, ganha-se mais naturalidade. Vamos supor que estamos iniciando uma reunião que demonstrará os resultados do mês anterior e falaremos sobre o que se espera nos próximos meses. O passo anterior a esse evento é se preparar, entendendo seu(s) objetivo(s), quem participará dele, quais são os interesses de cada um, conversar com as pessoas que estarão lá, preparar opções de soluções para melhorar os resultados, forma e dinâmica que o líder da reunião está acostumado, etc.
Antes de entrar na sala, geralmente observo se estou alguns minutos adiantado, nunca ou raramente atrasado. Gosto de sentir o ambiente e, caso chegue atrasado, perco a oportunidade de fazer esse ritual.
No início, se as pessoas estão munidas de papeis, calculadoras, notebooks, procuro entender a melhor forma de me posicionar. Analiso também os recursos disponíveis na sala, para que no momento certo sejam utilizados da melhor forma e, ao iniciar a reunião, faço questão de ressaltar o nosso objetivo para não desviarmos do foco.
Parece preciosismo, talvez até um pouco óbvio, mas, além de ajudar as empresas a alcançar os resultados esperados, manteremos o que havia sido alinhado de forma objetiva. Ou seja, caso algum dos passos acima seja negligenciado, existe uma grande probabilidade de que as expectativas, enquanto prestador de serviços de consultoria e cliente, não sejam alcançadas.
Portanto, em quaisquer situações que você esteja, analise: por que você está aí? Quais são as necessidades, expectativas e objetivos? Alinhe, pergunte, não tenha medo de parecer que é óbvio, pois muitas vezes o que parece óbvio é, na verdade, fundamental.
Fonte: Endeavor MAG, 04/03/2013.
Fonte: Endeavor MAG, 04/03/2013.
http://www.endeavor.org.br/endeavor_mag/marketing-vendas/comunicacao/o-obvio-precisa-ser-dito
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