Desnecessário explicar e defender PN. Consagrada por anos entre
acadêmicos, investidores e empreendedores, a construção de um PN é uma
excelente alternativa para o planejamento de um empreendimento quando o
negócio tem um passado, ou seja, existe uma história com números,
estatística, enfim, resultados reais que podem ser consultados. PN
funciona melhor quando se conhece com razoável grau de qualidade as
principais variáveis do negócio (por exemplo, o segmento de clientes, o
dilema problema/solução, como deve ser a distribuição, qual a
elasticidade do preço etc). Por mais que o conhecimento do passado não
seja garantia de previsão do futuro, se a empresa tem uma história, se o
comportamento do mercado para este tipo de produto é conhecido, etc, há
certa previsibilidade e o planejamento é muito facilitado pelo PN.
Isto acontece em geral em empresas que já estão estabelecidas e conhecem
bem seu mercado e seus produtos. PN é uma ferramenta melhor quando se
parte de certezas.
O outro lado da moeda tem mais a ver com MN. Não por acaso o livro do
Osterwalder tem sido disseminado pelos quatro cantos do mundo como uma
espécie de panaceia divina para empreendedores. MN é inegavelmente a
melhor alternativa para se planejar o futuro empreendimento nos casos em
que há poucos subsídios sobre quem de fato é o cliente e qual é seu
real problema (o chamado “job to be done”), quando não se faz
ideia de qual solução seja mais adequada, nem de como ela deve ser
produzida, entregue e quanto deve custar, enfim, quando se está no
escuro em relação a qual a melhor oferta para uma demanda não
identificada. MN é claramente uma ferramenta ideal para as situações em
que tudo que se tem são hipóteses e a maior parte delas não testadas,
isto é, precisamente para o caso de Startups, quando não se tem
um passado de onde aprender e calibrar as estimativas. MN é uma
ferramenta melhor quando se parte de incertezas.
Evidentemente que com os devidos cuidados, você pode usar tanto PN
quanto MN em uma ou outra situação. Além disto, não se trata somente de
qual ferramenta é melhor, mas ainda mais importante é o grau de
expertise e confiança que se tem com uma ou com outra. Não existem
regras invioláveis, mas existem melhores práticas. Use o que funcionar
melhor para você para que o empreendimento venha a funcionar bem no
mercado.
Fonte: Endeavor MAG, 18/07/2012.
http://endeavor.org.br/endeavor_mag/start-up/plano-de-negocio/plano-de-negocios-x-modelo-de-negocios
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