quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cinco dicas para não cair em armadilhas na hora de escolher uma franquia




Divulgação
André Friedhein, da Francap, para quem o empreendedor, algumas vezes, não tem perfil para franqueado
Depois de planejar, o empresário não quer correr o risco de perder tudo em um investimento que não seja lucrativo – embora esse risco sempre exista. Para minimizar as chances de insucesso, o modelo de franquias traz, além de um modelo de negócio já testado, previsões mais precisas sobre faturamento e lucratividade.
Mas antes de sair à caça de uma oportunidade no mercado de franchising ou de assinar o contrato que o coloca como parceiro do negócio, o candidato a franqueado deve atentar-se a alguns pontos. Para tratar do assunto, o Estadão PME procurou André Friedhein, sócio-diretor da Francap, consultoria especializada no tema. Ele apontou cinco armadilhas que podem sacramentar o insucesso da franquia. Confira.
Você é gestor ou empreendedor?
O empresário pode ter dinheiro no bolso e horas debruçadas sobre livros de gestão. No entanto, sem uma análise profunda sobre seu perfil profissional, o futuro da empreitada pelo franchising é incerta.
"As pessoas confundem as coisas. Um franqueado não precisa, necessariamente, ser um empreendedor nato. Ao contrário, é melhor que ele tenha um perfil gerencial. Empreendedores tendem a se sentir amarrados pela estrutura da franquia, onde todas as mudanças devem ser submetidas à aprovação do franqueado máster”, afirma André.
Para ele, pessoas com estilo extremamente criativo, devem partir para voos solos. “É melhor montar sua marca própria e crescer assim, de maneira independente.”
Acumular gordura antes de investir
Quando se avalia um ou outro investimento no mercado de franchising, é de praxe levantar entre as opções estudadas o investimento inicial necessário para cada negócio. Feito isso, o empresário vai saber quanto o empreendimento requer de taxa de franquia, royalties, participação de propagada e capital de giro.
No entanto, André Friedhein alerta que é recomendável, além das exigências contratuais, reservar uma poupança para a saúde do negócio. Pelo menos 50% do capital investido.
“Se a franquia exige R$ 500 mil, o empresário precisa ter outros R$ 250 mil no banco. Esse dinheiro pode ser importante para aportes de última hora, o que é muito comum nos primeiros meses de atividade, mesmo se tratando de uma franquia”, destaca.
O ponto é fundamental
Quando a franquia envolve comércio e serviço, uma localização geográfica ruim é um dos principais fatores de insucesso em muitos empreendimentos. Assim, é fundamental contar com estudos que mensurem a adequação do público ao produto da empresa, ou levantar a demanda do local para determinado negócio.
Além da franqueadora, existem consultorias que podem auxiliar o empresário nesse momento. Vale a pena investir nesse estudo antes de se decidir por um determinado endereço.
Converse com, ao menos, três franqueados
O segmento de atuação soa interessante, a estrutura da franqueadora parece ideal, o investimento inicial necessário cabe em seu bolso. Tudo parece perfeito para assinar o contrato e começar a parceiro. No entanto, todo cuidado é pouco. Antes de concluir a transação, saia a campo e busque por outros franqueados da mesma empresa.
Na pauta do bate-papo, investigue o suporte da franqueadora para com os parceiros, certifique-se de que o sistema de distribuição é eficaz, que o diálogo é franco. Enfim, que o prometido é mesmo aquilo que, depois, se entrega.
Analise o contrato com cuidado
O contrato de franquia é um típico contrato de adesão. Isso quer dizer que, no papel assinado e reconhecido firma, estão estabelecidas as regras e deveres de ambas as partes envolvidas – o franqueado e o franqueador. Portanto, leia tudo com muito cuidado.
“Uma vez assinado, o vínculo estabelecido acarreta em ônus por parte de quem decidir rompê-los. É importante a consulta a um advogado para a análise do material”, destaca o especialista.

Fonte: Estadão PME, 08/07/2012.

http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,conheca-cinco-dicas-para-nao-cair-em-armadilhas-na-hora-de-escolher-uma-franquia,2102,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário