Atividades de comércio ou serviço atraem 75% dos empreendedores individuais
O número de empreendedores individuais no Brasil deve chegar a quatro milhões em julho de 2014 e próximo de oito milhões daqui a dez anos. A projeção faz parte de um estudo divulgado nesta quinta-feira, dia 2, pelo Sebrae.
Segundo o levantamento, que traça um raio-X do empresário com faturamento bruto de até R$ 5 mil mensais, atualmente são cerca de 2,5 milhões desses profissionais. No entanto, mantendo-se o ritmo atual de expansão, o volume de empreendedores individuais será maior que o total de micro e pequenas empresas no Brasil em um prazo de dois anos.
Esse novo grupo de empresários, revela o estudo, é formado principalmente por jovens – 48,8% deles com idade entre 25 e 39 anos. Pouco menos da metade (50%) têm ensino médio completo e quatro em cada dez trabalham em casa, principalmente em atividades de comércio ou serviços, que representam 75% do setor.
Em geral, o trabalhador que integra esse segmento da economia não tem outra fonte de renda (74% atuam exclusivamente como empreendedores individuais).
Mulheres. Outra característica no que tange ao perfil dos empreendedores individuais é o número de mulheres envolvidas, que praticamente dividem o setor pela metade com os homens - elas são 46% do mercado. Segundo o Sebrae, esse é o segmento de maior participação empresarial feminina no País.
Segundo o estudo, uma das razões que faz as mulheres buscarem o empreendedorismo é a flexibilidade de horários, uma vez que muitas delas ainda acumulam a administração da casa e dos filhos.
Fonte: Estadão PME, 02/08/2012.
http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,brasil-tera-4-milhoes-de-empreendedores-individuais-ate-2014,2088,0.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário