O empreendedor moderno não pensa mais somente no lucro da empresa. Os valores e a responsabilidade social são cada vez mais presentes.
O que faz um banco de investimento como JP Morgan se preocupar com
investimentos de impacto? Ou uma Coca-Cola em desenvolver e educar
jovens da periferia? Ou a Natura em ter um slogan e uma preocupação de
“bem estar bem”?
O que vemos é que várias empresas grandes estão se diferenciando e trabalhando com uma nova visão de mundo. Para elas, o lucro continua fundamental, mas não está desvinculado dos valores.
As empresas de sucesso de hoje são aquelas que possuem valores internos
fortes, alinhados em toda a corporação e que se preocupam não apenas
com os resultados internos, mas com seus impactos no ambiente e
sociedade e mais do que isso, buscam fazer um mundo melhor.
Apesar de parecer um discurso quase socialista, três autores Sisodia,
Wolfe e Sheth descrevem no livro “Firms of Endearment: How World Class
companies profit from Passin and Purpose” que as empresas que têm
valores enraizados fortes e que se preocupam com a sociedade têm mais
sucesso do que aquelas que têm uma visão mais limitada de busca
exclusiva de lucro.
Para um empreendedor isto é muito relevante. À medida que uma empresa
cresce, novos colaboradores participam da construção dela. Alinhar os
valores dos sócios com todos os funcionários não é fácil. Empreendedores
com valores legítimos, e preocupados não apenas com o lucro, têm uma
oportunidade de criar um diferencial competitivo a partir destes valores
e transformar seu negócio em um grande sucesso.
Na região de São Mateus, em São Paulo, Marcelo Dória é um empreendedor que começou revendendo lingeries
e hoje tem seis lojas na região. O que chama a atenção é que além do
seu espírito empreendedor, Marcelo tem uma genuína preocupação com seus
funcionários, clientes e com a comunidade da região. Esta visão mais
holística é extremamente relevante para seu crescimento.
Na mesma linha, o Hipermercado Andorinha, na Zona Norte da cidade de São Paulo, possui uma das maiores vendas por m2
do Brasil. Esta é uma empresa em que os sócios têm uma dedicação
especial à comunidade e com seus funcionários. Os valores dos sócios são
preservados e transmitidos para todos os funcionários e clientes.
Esses são apenas dois exemplos que mostram que as empresas do mundo
moderno lidam de uma forma diferenciada com todos os públicos de
interesse: funcionários, fornecedores, clientes e comunidade. Não é
possível fazer negócios pensando apenas no resultado líquido final, ou
seja, no lucro. O empreendedor moderno deve ser mais consciente e
buscar avaliar sua relação com o meio ambiente e sociedade. A união de
todos esses esforços transformará o capitalismo e pode contribuir
positivamente para nossa sociedade. Esta transformação já está
acontecendo como uma revolução silenciosa e é o momento de disseminá-la e
conferir-lhe significação social.
Fonte: Endeavor MAG, 10/08/2012.
http://www.endeavor.org.br/endeavor_mag/estrategia-crescimento/cenarios-e-tendencias/o-capitalismo-pode-ser-consciente
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