terça-feira, 28 de agosto de 2012

AS DEZ COISAS MAIS PERIGOSAS QUE VOCÊ PODE APRENDER EM UM MBA


Diploma formação educação MBA faculdade universidade (Foto: Reprodução) 
Pensando em fazer um MBA? O Master of Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios) é normalmente apontado como um item quase obrigatório para quem quer chegar ao topo de uma empresa ou aumentar as chances de sucesso do próprio negócio.
Mas não é bem assim. Ao menos na visão de Eric Jackson, colunista do site da revista Forbes e analista do mercado de tecnologia, que elaborou uma lista de dez lições perigosas que podem ser ensinadas aos alunos nos cursos de MBA. Jackson possui mestrado pela renomada Columbia Business School e diz que apesar de amar a escola, alunos e professores, considera que há alguns ensinamentos perigosos pelo caminho.
A lista polêmica é recheada de colocações irônicas e sarcásticas. Mas ao fim Jackson faz questão de ressaltar que não quer fazer ninguém desistir de cursar um MBA.  "Você ainda pode aprender muito com um MBA - assim como pode aprender em uma viagem ao Nepal ou cuidando da sua mãe em leito de hospital por dois anos", diz. Mas é sempre bom ponderar. Confira a lista de Jackson com as dez coisas perigosas que você pode aprender durante um MBA.
1. Que você importa
Jackson diz quer muitos alunos começam a se achar importantes porque entraram em uma escola de negócios. E esse comportamento tende a piorar depois da formatura, quando eles começam a trabalhar lado a lado com quem não tem um MBA. Jackson diz que sua experiência de dez anos de formado mostra que o primeiro trabalho depois do MBA não costuma ser muito diferente do realizado antes do curso. "Sua opinião não será levada a sério por ninguém que importe na empresa", diz. Mas não há motivo para preocupação se você tiver calma e assumir, digamos, a sua falta de importância. Com esforço e muito trabalho, Jackson diz que o profissional vai conseguir ganhar relevância no futuro.
2. Que você é o melhor dos melhores
"Você continua sendo um ninguém após o MBA", afirma Jackson, que diz ter ouvido de um professor durante o curso que ele era o melhor dos melhores. "Todo mundo odeia alguém que se acha, especialmente quando essa pessoa atropela os aspectos sutis da cultura de uma empresa que todos que trabalham lá há mais anos sabem com clareza", diz. Para ele, o segredo do sucesso é pensar que você não é tão importante assim e manter a mente aberta.
3. Que você fez um bom investimento
Para Jackson, acreditar que o MBA é um investimento em si mesmo é uma ilusão, já que a maioria dos alunos não tem clareza sobre o que fazer pelo resto da vida e alguns cursos ainda estão tentando encontrar uma identidade. O executivo diz que obviamente há muitas coisas que podem ser aprendidas no curso, mas que da mesma forma existem pessoas que nunca fizeram um MBA e ganham muito mais dinheiro do que as que fizeram. No fim, o que vale é a vontade de cada um aprender, e não necessariamente o curso em si.
4. Que você é mais inteligente que a média
Depois de tanto estudar para entrar em um curso reconhecido, são grandes as chances de um aluno se achar especial por ter conseguido a façanha. Jackson diz que no mundo dos negócios todo mundo é inteligente e, se você se portar como alguém que se acha brilhante, as chances de fazer inimigos e ser boicotado pelos colegas de trabalho são grandes.
5. Que você se tornará mais empreendedor
Quando o assunto é desenvolver o espírito empreendedor do aluno, Patrick é irônico. "Você está fazendo um mestrado de administração de negócios, o que significa que você vai aprender a organizar o escritório melhor do que a média, mas não a ter a coragem necessária para abrir um negócio como um empreendedor de verdade", diz. Quem realmente tem o espírito empreendedor não espera o MBA para empreender, acredita o autor do artigo. "Se quiser abrir um negócio, abra agora", diz.
6. Que você vai obter ferramentas para entender o mundo
Os cursos de MBA adoram fornecer ferramentas e analisar tudo, diz Jackson. Mas nenhuma aula de estratégia substitui a capacidade de julgamento real de um negocio. E nenhuma escola, segundo o autor, oferece aulas sobre a experiência que só pode ser obtida na prática.
7. Que você será ético pelo simples fato de ter frequentado as aulas de ética
Depois dos problemas com empresas como Enron e Parmalat, as escolas de negócios entraram em crise. Jeff Skilling, da Enron, por exemplo, foi aluno de Harvard. Por causa disso, as escolas de negócio passaram a exigir que seus alunos cursem ao menos uma disciplina de ética ao longo dos dois anos de estudo para, segundo Jackson, "tentar se livrar da culpa em casos de corrupção". Mas, para ele, maçãs podres serão sempre maçãs podres - com ou sem aula de ética. "Seria mais eficaz tentar manter os alunos fora do sistema ou reprogramá-los", diz.
8. Que fazer você trabalhar em grupo lhe transformará em um trabalhador em grupo
"As escolas de negócios estressam os alunos fazendo eles regurgitarem livros didáticos", diz Jackson. Ele diz que sua experiência mostra que as estratégias para os alunos trabalharem em grupo apenas ensinam as pessoas a serem políticas, minar seus companheiros e puxar o tapete dos outros.

9. Que você deveria colocar o nome da escola onde fez o seu MBA no cartão de visitas
"Simplesmente não faça isso", diz Jackson.
10. Que você nunca será um bom comunicador
"A prática leva à perfeição", diz Jackson. A arte de se comunicar bem é questão de treino e comprometimento. Quem se esforçar na tarefa pode ser tornar um bom comunicador.

Fonte: Época Negócios, 27/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário